segunda-feira, abril 18, 2005

Inbicta


Passei o último fim-de-semana numa jornada alarvo-cultural. Para aqueles que não conhecem devidamente o Porto, e dizem que não gostam (que são quase todos os alfacinhas), aqui ficam 3 sugestões para alarvar divinalmente:

1ª Restaurante Abadia. Fica entre as ruas Sá da Bandeira e de Stª. Catarina, em plena baixa do Porto. Trata-se de um clássico, onde nos 5 anos que vivi na cidade, nunca me decepcionou. Recomenda-se: Tripas, Vitela Assada, Iscas (aqui na Mouraria chamam-se Pataniscas) de Bacalhau com Arroz de Feijão e sobretudo um sublime Cabrito Assado. Este último, acompanhado de arroz de forno, couves salteadas, esparregado e batata assada. A carne é muito bem temperada e super macia, feito em barro e forno de lenha.
O preço é aprox. €15 por cachola.
2ª Pastelaria-Confeitaria Império na Rua de Sta. Catarina. Eleva-nos a verdadeira condição de alarves. Mesmo depois do pequeno-Almoço no Hotel, olhar para os balcões é sempre uma tortura. Têm os melhores salgados do país (os rissois de pescada, croquetes, folhados de chaves, lanches, bolinhos de bacalhau, etc.). Nesta minha ida, descobri mais um tratado da gula. A minha filha mais velha, em plena Império decidiu pedir o bolo mais manhoso que existe: a Bola de Berlim. Apareceu-lhe uma Bola, com açucar vitrado e recheada de Doce de Ovos (do verdadeiro!). Pode parecer enjoativo, mas acreditem que é óptimo.
3ª Restaurante Terra (mais uma invenção do Vasco Mourão). Fica mesmo em frente à Cafeína e substitui o saudoso Oriental. Fica na Foz. Muito bem decorado, fiz lá o meu almoço de despedida do Porto. Comidinha mediterrânica chique e preços também mais chiques. Bacalhau de coentrada óptimo! Flôr de Courgette com Puré de cogumelos, muito boa; pastas imaginativas e excelentes sobremesas. Merece 2ª visita para tirar dúvidas.

De regresso à capital, impõe-se dieta rigorosa.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Completamente de acordo com as virtualidades das comezainas do Porto. Também se não fosse isso para que é que servia uma terra bacoca como aquela?. A ementa da Abadia faz cescer àgua na boca; já a do outro comedouro, parece-me um bocado apanascada para o meu palato.

7:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home