terça-feira, janeiro 10, 2006

Robert S. McNamara

Através de um novo DVD fiqui a conhecer melhor Robert S. McNamara, antigo Secretário de defesa americano durante o período das administrações JFK e L. Johnson que cobriu parte do tempo da Guerra do Vietnam.
De McNamara só me lembrava de o gozo que a revista Mad Magazine lhe dedicava em todos os números no início dos anos 70 e que eu li compulsivamente em casa dos meus pais uns anos depois.
Para mim, e fruto dessa visão liberal dos autores da Mad, McNamara era um sinistro contabilista que empurrava os Americanos para a Guerra, passando por cima de um Presidente Johnson meio chéché.
Depois de ver o magnífico documentário da autoria de Errol Morris, fiquei a conhecer um dos mais fascinantes homens do Sec. XX. McNamara, foi um brilhante gestor que chegou a Presidente da Ford Motor Company (o primeiro não pertencente à família Ford) e ocupou o cargo durante 3 semanas, pois entretanto o JFK convidou-o para ser o seu Secretário da Defesa. Depois de 9 anos no cargo, ocupou-se do Banco Mundial durante 11 anos. É um tipo brilhante. Um patriota dedicado e um gestor de recursos notável.
Ao longo do seu depoimento, deixou-nos 11 mandamentos absolutamente imperdíveis.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Depois do comentário do Reagen, só me posso ir do R. McNamara.
Brilhante ou não, o homem foi corresponsável com o mlegalomano Jonhson, da maior mortandade inútil da história americana.
G.W Bush e Donald Rumsfeld são umas meninas ao pé da pior dupla que governou a américa no pós guerra (2GG).
Não deixa de ser interessante a forma como a esquerda lê a história.

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home